Rinópolis

Prefeitura: Câmara Municipal de Rinópolis

Endereço: Avenida Rinópolis 403

CEP: 17740-000

Telefone: (18) 3583-1196

E-Mail: prefeitorinopolis@gmail.com

Site: http://www.rinopolis.sp.gov.br/

História:

Prefeito: José Ferreira de Oliveira Neto

Vice-Prefeita: Nanci Maroni da Silva Yamamoto

Câmara Municipal: www.camararinopolis.sp.gov.br

Presidente de Câmara Municipal (2017): Marcial Antonio Ferreira da Costa

Vereadores (2017-2020):

 Patrícia Crema

• Marcial Antonio Ferreira da Costa

• Evandro Dias

• Clodoaldo Augusto da Silva

• Alessandro Aparecido Pereira de Faria

• Danilo Torres Rosa

• Donizeti Ananias da Silva

• Adenir Teixeira de Oliveira

• Antônio Aparecido Mansilha dos Santos

 

 

Como em grande parte das cidades do oeste paulista, Rinópolis, foi colonizada por desbravadores corajosos para desenvolvimento da agricultura e pecuária. Em meados de setembro de 1927, a empresa “Hélio Piza e Irmãos” iniciou a venda de terras na fazenda Guataporanga, situada na margem esquerda do rio Aguapeí, na época, no município de Araçatuba.

Ciente da grande oportunidade que viria, “Coronel” Eugênio Rino, chefe de família de agricultores experientes, resolveu enviar seus filhos Domingos Rino e Eugênio Rino Filho, acompanhados de seu genro, Francisco Nascimento da Silva e Orozimbo Duval, representante da “Hélio Piza e Irmãos”, a fim de examinarem as terras para aproveitamento daquele local na agricultura.

Os desbravadores partiram de Pirajuí rumo à Juliápolis de automóvel, seguindo a cavalo pela mata virgem até as referidas terras, numa viagem de 10 dias. Retornaram com uma notícia animadora: as terras eram realmente muito produtivas. Cel. Rino decidiu pela compra de terras, adquirindo um total de 2.745 mil alqueires.

No passo seguinte foi contratado um engenheiro civil, pelo Cel. Rino, para fazer o loteamento das terras, entretando ele acabou se perdendo na região. Era inclusive o segundo engenheiro contratado para o serviço, o primeiro, Marcondes Filho, não pode completar o serviço por ter adoecido.

Para o resgate do engenheiro, Cel. Rino enviou seus filhos e seu genro, que após longos dias de busca tiveram a felicidade de encontrá-lo. Junto com ele seguiram para o começo do córrego Brí e em 4 de outubro de 1927 instalam o marco inicial de Rinópolis.

Vale destacar que pouco antes do inicio da colonização, viviam na região índios da tribo Tupia. E que em descobertas passadas foram encontrados artefatos de caça, pesca, urnas funerárias e outros indícios que comprovam que na região viveram homens do período paleolítico, com cerca de 6.600 anos atrás.

Fonte: Meridiano 50 de Fernando Moreira

.