Irapuru

Prefeitura: Prefeitura Municipal de Irapuru

Endereço: Rua: Presidente Kennedy 475

CEP: 17.880.000

Telefone: (18)3861-9040

E-Mail: secretaria@irapuru.sp.gov.br

Site: www.irapuru.sp.gov.br

História:

 Prefeito: Silvio Ushijima

Vice-Prefeito: Ademar Calegão

Câmara Municipal: http://www.camarairapuru.sp.gov.br/

Presidente de Câmara Municipal (2017): Joyce Ariane Jacomini Bastos de Souza

Vereadores (2017-2020):

 Claudionor Moreira Bonfim

• Cesar Augusto Bastazini Delgado

• Joyce Ariane Jacomini Bastos de Souza

• Hugo Cézare de Freitas

• Almir Costa de Oliveira

• José Felício Furlan Trevizan

• Heitor Nelson Ferreira

• Edeval Francisco Lyrio

• Nivaldo Donizeti Braga

 

Era final de 1947, quando foi proposta a criação de um novo povoado no oeste do estado de São Paulo cujos trabalhos foram se concretizando no início do ano seguinte. Admitiam alguns idealistas, de que a riqueza e abundância na agricultura, estariam exatamente nas terras virgens e que para tanto deveriam derrubar matas, e iniciar novas comunidades. 


Um dos pontos a serem desbravados estava exatamente nas terras pertencentes a Junqueira Neto, residente em São Paulo. Para que o projeto pudesse prosperar, referidas terras foram entregues a Osvaldo Leite Ribeiro, que da mesma forma residia em São Paulo. A fim de poder comercializar os planos de se fundar um novo povoado, Junqueira Neto o nomeou seu procurador geral.

Para Irapuru, Osvaldo Leite Ribeiro viajava a cada 10 ou 15 dias, tomando ciência de tudo que se passava na então criada empresa Sociedade Irapuru Ltda, que iniciou a derrubada das matas e a construção das primeiras casas.

Analisava os negócios e acompanhava os esboços do traçado no novo povoado, cujos trabalhos técnicos foram entregues ao engenheiro prudentino Francisco Cunha, que fez questão de apresentar um traçado urbano, tendo o sol como referencial. Referido profissional já havia trabalhado em outros projetos urbanos de cidades que nasceram quase na mesma época de Irapuru. No entanto, havia necessidade de que uma outra pessoa acompanhasse mais de perto o andamento dos negócios, ficando esta incumbência sob responsabilidade de Álvaro Leite Ribeiro, irmão de Osvaldo, que se tornou seu procurador, muito embora residisse em Lucélia.

Era exatamente dia 6 de maio quando se oficializou a criação do novo povoado que teria o nome de Irapuru. Algumas outras sugestões foram apresentadas, mas o próprio Osvaldo Leite Ribeiro, envolvido pelas lendas indígenas em torno do pássaro Uirapuru, optou por uma de suas variações: Irapuru.

As correrias dos desbravadores eram constantes na região. As estradas eram precárias e de difícil acesso, e a solução encontrada tanto para Osvaldo quanto para Álvaro era o avião. Inicialmente pousavam numa pista localizada na Fazenda Santa Genoveva, às margens da estrada Irapuru-Flora Rica, posteriormente conhecida como “Sede Velha”. Logo em seguida foi construída uma pista nas proximidades do povoado, que servia para pouso e decolagem das pequenas aeronaves.

Em 1948, foi fundada a povoação de Irapuru, que ganhou rápido desenvolvimento principalmente graças a cultura do café e do algodão.
Chegando a Distrito de Paz em 24 de dezembro do mesmo ano subordinado ao município de Pacaembu, em 30 de dezembro de 1953, tornou-se município com território desmembrado de Junqueirópolis e Pacaembu.

5 Deputados Eleitos Melhores Colocados

Município

Deputado Federal

Partido

%

Votos

Deputado Estadual

Partido

%

Votos

Irapuru

5.276 Eleitores

74,32% Votantes

25,68% Ausentes

Fausto Pinato

PP

8,57%

273

Ed Thomas

PSB

29,41%

948

Enrico Misasi

PV

8,03%

256

Reinaldo Alguz

PV

9,84%

317

Eduardo Bolsonaro

PSL

6,78%

216

Mauro Bragato

PSDB

9,03%

291

Capitão Augusto

PR

5,96%

190

Janaina Paschoal

PSL

4,53%

146

Samuel Moreira

PSDB

4,64%

148

Campos Machado

PTB

1,86%

60

  

.